PLATAFORMA ELEVATÓRIA, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR OU ALUGAR
A plataforma elevatória é um equipamento que ganhou muito espaço no mercado nos últimos anos. Esse aumento de consumo se deve ao baixo preço em relação ao grande valor percebido pelos consumidores.
MAS O QUE É A PLATAFORMA ELEVATÓRIA?
A plataforma elevatória, também conhecida como plataforma aérea, é uma plataforma de trabalho que pode ser elevada. Para se fazer essa elevação existem duas maneiras, na primeira a plataforma é elevada apenas na vertical, esse tipo de plataforma elevatória é chamada de tesoura pantográfica.
A segunda maneira de fazer essa elevação é através de um braço articulado que pode se movimentar de diferentes maneiras. Este tipo de plataforma elevatória é chamada de plataforma articulada.
Portanto, a plataforma elevatória se constitui de base, o local que dá sustentação e serve como contrapeso para a plataforma articulada. Elemento que permite a elevação, local onde acontece a elevação, pode ser na vertical ou de forma articulada com um braço. E por último, a plataforma de trabalho.
O objetivo de uma plataforma elevatória é tornar possível o acesso seguro em locais muito altos ou de difícil acesso. A plataforma pode ser movimentada via combustível diesel ou por energia elétrica. Possui uma operação silenciosa e longos ciclos de trabalho.
ONDE PODE SER APLICADO ESSE TIPO DE EQUIPAMENTO?
A plataforma aérea ou plataforma elevatória pode ser utilizada em ambiente interno ou ambiente externo. Geralmente é muito utilizada na construção civil e ramo industrial, mas não é um equipamento que necessita de restrição quanto a sua utilização.
As formas de aproveitá-la são muitas, como por exemplo, na pintura de paredes altas, instalação de pios e equipamentos no teto ou em estoques, armazéns e centros de distribuição. De forma geral, a plataforma aérea substitui o uso de andaimes e/ ou escadas muito altas, permitindo assim um trabalho seguro e ágil.
Vale lembrar que de acordo com a NR 18, portaria 15 e NR 35, para usar a plataforma elevatória o funcionário precisa passar por treinamentos específicos de operação e segurança, e possuir certificado de comprovação de qualificação.